No último sábado (28), um coordenador de campanha da chapa dos candidatos a prefeito Capitão Vitor e vice Marcelo Martins se envolveu em uma controversa ocorrência policial, marcada por atitudes inusitadas e sinais de intolerância. O incidente ocorreu na Avenida Pinheiros, na Regional Leste de Timóteo, e foi capturado por câmeras de segurança, que flagraram dois homens removendo cerca de 100 wind banners das campanhas dos candidatos Dr. Renato, Dr. Jorge e Adriano Alvarenga, postulante a vereador.
De acordo com o boletim de ocorrência, o coordenador afirmou que as propagandas estavam expostas além do horário permitido pela legislação eleitoral. Ao constatar a irregularidade, ele acionou a Polícia Militar (PM), que esteve no local, registrou o evento em um REDS (Registro de Eventos de Defesa Social) e orientou o coordenador a encaminhar a questão ao Cartório Eleitoral de Timóteo.
No entanto, insatisfeito com o procedimento legal, o coordenador decidiu por conta própria recolher os wind banners e tentou deixá-los retidos no quartel da PM, mesmo sem uma ordem de apreensão. A polícia recusou a custódia do material, instruindo o coordenador a devolvê-lo. Até o momento, o destino das propagandas ainda é desconhecido.
Os candidatos prejudicados, alegando uma infração às normas eleitorais, procuraram a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência e solicitar providências legais, acusando o coordenador de ter cometido uma irregularidade ao se apropriar indevidamente do material de campanha.
O caso revela o aumento da tensão e de atitudes de intolerância que vêm marcando a reta final da corrida eleitoral em Timóteo.
4o