Centenas de municípios mineiros entraram na briga pelo investimento de R$ 2 bilhões, desde que a cervejaria anunciou desistência de Pedro Leopoldo.
A prefeitura de Jaguaraçu entrou na disputa pela fábrica da Cervejaria Heineken em Minas Gerais. Além dos contatos já realizados com representantes da multinacional, a prefeitura produziu um vídeo curta para chamar a atenção do grupo.
A Cervejaria Heineken irá investir cerca de R$ 2 bilhões na instalação de uma fábrica do grupo em Minas Gerais. Em dezembro do ano passado a empresa anunciou que a unidade seria em Pedro Leopoldo (MG). Porém, na semana passada (13/12) a cervejaria comunicou que não iria mais se instalar no município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A desistência de Pedro Leopoldo foi porque o terreno onde a fábrica seria construída estava próximo a uma área de preservação ambiental e arqueológica da região. “A decisão foi tomada após poucos meses de diálogo sobre os diferentes entendimentos de órgãos envolvidos e da sociedade em geral”, disse em nota a assessoria da Heineken.
O Grupo Heineken afirmou então que a construção da nova fábrica da empresa será mesmo em Minas Gerais e que a nova localidade do estado será anunciada em breve. Desde então, quase todos os 853 municípios mineiros manifestaram interesse em receber o investimento bilionário, conforme confidenciou uma fonte da Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais (INDI) ao Terra do Mandu.
A disputa entre prefeituras
A prefeitura de Jaguaraçu mostrou todos os atrativos para receber a unidade da Heineken, como localização privilegiada,( próximo a BR 381), uma região rica em manancial de água , infraestrutura , malha viável favorável ao escoamento da produção( logística), clima a menos de 10º, uma cidade com bom índice de IDH.
Segundo a administração, desde que a Cervejaria Heineken anunciou sua decisão de alterar o local de instalação de sua nova unidade fabril em Minas Gerais, o município de Jaguaraçu, por meio da Secretaria Municipal Administração e Planejamento, fez contato com dirigentes para se colocar como opção para a multinacional.
“Os contatos diretos oferecendo o município de Jaguaraçu aos representantes da cervejaria foram iniciados logo após a divulgação de que a companhia havia desistido, na segunda-feira (13), de erguer as instalações na cidade de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte, mas que desejaria manter a unidade em solo mineiro.