Educação

Escolas de Dionísio recebem exposição itinerante do Museu da Escravidão

Exposição tem por objetivo a conscientização histórica do período escravagista no Brasil

mm6

A Prefeitura de Dionísio recebeu pela primeira vez nesta segunda (11) a visita do Museu Itinerante da Escravidão.  O objetivo deste projeto pedagógico é levar para as escolas de todo o Brasil, o acervo histórico formado por dezenas de peças originais dos séculos XVIII e XIX, período em que o Brasil fazia uso de mão de obra escravizada.

Palestras foram realizadas contando a história da escravidão no Brasil. Não sendo o foco nos horrores das torturas, mas sim na resistência e valorização da cultura e conquistas. A palestra tem por características ser dinâmica, lúdica e interativa para os alunos. Os estudantes puderam tocar nas peças relacionadas à punição, resistência, uso cotidiano e de trabalho escravo.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, buscando levantar discussões positivas sobre a história dos povos escravizados, heranças culturais, valores e conquistas. Fortalecer a identidade negra e contribuir para a igualdade social. E ainda, iniciar debates contra o preconceito e o racismo.

Agradecemos a equipe do Museu da Escravidão pelo trabalho, o apoio do prefeito Nando e Vice Marciny, a Direção, Professores e equipe gestora da E.M. Dr. Gomes Lima, E.E. Professor Benjamim Araújo, E.E. José Martins Drumond e E.E.Dona Jacy Francisca Garcia, o Departamento de Transporte e ao Rotary Club.

mm3

mm2

About the author

Jornalista Dom Lele Botelho

Leave a Comment