Cidade

  Pesquisa Eleitoral da Itatiaia e Instituto Ver é Alvo de Críticas e Suspeitas de Fake News

A pesquisa eleitoral divulgada nesta sexta-feira, 20 de setembro, pela Rádio Itatiaia e o Instituto Ver provocou reações negativas nas redes sociais.

É falsa a pesquisa de intenções de voto para prefeito de Timóteo (MG) que circula nas redes sociais e em grupos de WhatsApp na cidade nesta quinta-feira (19). O suposto relatório contendo resultados é indevidamente atribuído ao Instituto Ver, que não divulgou tal pesquisa.

Na tarde desta quinta (19) o Instituto Ver publicou nota de esclarecimento e repúdio sobre o assunto. Veja a íntegra abaixo

Nota de Esclarecimento e Repúdio

É com indignação que tomamos conhecimento da circulação em Timóteo de um relatório FALSO de pesquisa de opinião supostamente realizada pelo Instituto Ver

Esclarecemos que pesquisa realizada pelo Instituto Ver na cidade de Timóteo será divulgada pelo contratante, com os resultados verdadeiros, na data correta, conforme registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Lamentamos o uso de nossa marca por gente mal-intencionada e inescrupulosa para tentar ludibriar o cidadão de Timóteo.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

  

Parte da população de Timóteo levantou questionamentos sobre a veracidade dos resultados de uma pesquisa eleitoral, que contrariam levantamentos anteriores nos quais o candidato Dr. Renato mantinha uma vantagem de mais de 5%. A divergência nos números gerou especulações de que a pesquisa recente poderia ser uma “fake news”, alimentando dúvidas sobre sua autenticidade e transparência. A controvérsia intensificou o debate eleitoral na cidade.

A pesquisa em questão, encomendada pela Itatiaia ao Instituto Ver, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como exige a legislação. A Itatiaia afirmou que os resultados oficiais serão divulgados na sexta-feira, dia 20, em seu portal, no Jornal da Itatiaia 1ª Edição, e em seus canais digitais.

Diante da circulação de dados não oficiais na quinta-feira, dia 19, a emissora reafirmou que as informações que se espalharam pela cidade são falsas, reforçando a necessidade de confiar apenas nas fontes devidamente registradas. O episódio trouxe à tona discussões sobre a importância de manter a transparência no processo eleitoral e a necessidade de combater a desinformação.

About the author

Jornalista Dom Lele Botelho

Leave a Comment