Evento Grau afasta público da Feirarte em Ipatinga e gera reclamações entre feirantes** Neste fim de semana, o 4º evento de Manobras Dom do Toque, também conhecido como Grau, realizado na área de estacionamento em Ipatinga, provocou uma série de insatisfações entre os feirantes da tradicional Feirarte.
O evento, caracterizado por manobra automobilísticas e som elevado, acabou afastando o público habitual da feira de artesanato, que ocorre regularmente na mesma região. De acordo com os comerciantes, além do barulho intenso causado pelo Grau, a prefeitura não disponibilizou banheiros químicos para os frequentadores da Feirarte, o que agravou ainda mais o desconforto.
“Foi um desrespeito com a gente. O barulho era ensurdecedor e os clientes que costumam vir para a Feirarte simplesmente não apareceram”, comentou um dos feirantes.
O evento de manobras, embora atraente para um público específico, acabou impactando negativamente a Feirarte, que é um ponto de encontro tradicional para moradores e visitantes que buscam produtos artesanais e gastronômicos.
“A prefeitura precisa rever a organização desses eventos, principalmente quando ocorrem simultaneamente com outras atividades importantes da cidade”, afirmou outra comerciante. Até o momento, a prefeitura de Ipatinga não se manifestou oficialmente sobre as reclamações dos feirantes, nem sobre a falta de infraestrutura adequada para o evento.