Governo municipal inicia implantação de postes com luminárias de LED em ciclovia da rua Marechal Cândido Rondon
Dando sequência à execução de projetos de extensão de redes de energia elétrica em regiões identificadas como áreas de luminosidade insuficiente, a Prefeitura de Ipatinga está instalando, nesta semana, postes com lâmpadas em LED ao longo da ciclovia da rua Marechal Cândido Rondon, entre o Parque Ipanema e o bairro Iguaçu.
No momento, os trabalhadores estão empenhados na abertura de valetas, instalação de dutos e outros procedimentos que antecedem a ligação dos postes e luminárias.
Mas o local não é o único a ser contemplado. Outro ponto atendido é o “Campo B” do Parque Ipanema, na região onde é feita a travessia para o Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, entre os bairros Novo Cruzeiro e Veneza. Ali, conforme a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, está sendo feita a implantação de novos pontos de iluminação, incluindo um poste com 12 projetores, além de manutenções no sistema existente, com consertos e regulagem.
Ação em toda a cidade
Os vários projetos de extensão de rede de energia em execução no município, desde 2021, atendem demandas antigas da população e contemplam pontos importantes na cidade. Os relatos eram de locais muito escuros, com poucos postes ou mesmo a inexistência deles.
Os investimentos são bancados com recursos da Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip).
Além do Iguaçu e a região do Parque Ipanema, já foram contempladas com as obras de iluminação áreas do Centro e bairros Caravelas, Bom Jardim, Bethânia e Horto, entre outras.
“O principal objetivo é tornar os ambientes públicos mais seguros, com melhor visibilidade para a população que reside e transita pelos locais. Além disso, incentivamos a interação da comunidade, criando condições para maior utilização das praças, e estimulamos a prática de esportes nas quadras do município”, explica o prefeito Gustavo Nunes.
De acordo com o Executivo, o trabalho é fruto de um levantamento realizado desde o início do governo. Foram visitados diversos pontos, em todas as regiões da cidade, para avaliar as condições gerais de iluminação pública e segurança das vias. Além dos locais carentes diagnosticados pela administração, populares também puderam fazer solicitações junto aos canais próprios de interação com a Prefeitura.
“Há que se considerar ainda que, de certa forma, um local bem iluminado coíbe o uso de entorpecentes e a prática de crimes diversos, proporcionando maior sensação de segurança a todos”, destaca o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares.
Fonte: Assessoria de Comunicação | Prefeitura Municipal de Ipatinga