Cidade Saúde

Timóteo vacina nesta semana pessoas com Síndrome de Down e com doença renal crônica em terapia de diálise

Município inicia também cadastro para vacinar gestantes, puérperas, pessoas com comorbidade e com deficiência permanente inscritas no programa de BPC

I026717.jpg

Vacinação Síndrome de Down e hemodiálise

Dando prosseguimento ao plano de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, irá realizar nesta semana a imunização de pessoas com Síndrome de Down e com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise). A definição sobre o público alvo a ser imunizado segue orientação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID19, do Ministério da Saúde, e é realizado conforme encaminhamento das doses da vacina.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Nesta terça-feira (11/5) serão vacinadas pessoas com Síndrome de Down, com idade entre 18 e 59 anos. A vacinação acontece na sede da APAE de Timóteo (Rua Efigênia Pereira Bitencourt, 275 – Bairro Timirim), de 8h às 12h. Para vacinar, o usuário deve levar um documento com foto, CPF e o cartão de vacina.

Já aquelas pessoas com doença renal crônica em diálise, com idade entre 18 e 59 anos, serão vacinadas contra a Covid-19 na próxima quinta-feira (13/5), no horário de 8h às 15h30. O local de vacinação é a sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas (AAPT), situada na Avenida Vinte, nº 321, Bairro Olaria. Para vacinar o usuário deve levar um documento com foto, CPF, comprovante de residência e um laudo ou documento que demonstre que está em diálise.

Cadastramento

Para a próxima etapa de vacinação, as pessoas que integram o público alvo terão que fazer um cadastro no site da Prefeitura de Timóteo até sábado, dia 15 de maio, por meio do link https://forms.gle/rZGxoeGBLPdrcqPC8; ao final do texto clicar em “Próximo” para começar a preencher o cadastro. As datas de vacinação e respectivos locais serão divulgados após o encerramento do cadastro nos canais oficiais de comunicação do Município.

A fase I da nova etapa abrangerá gestantes e puérperas com comorbidades e idade superior a 18 anos; pessoas com comorbidade e idade variando entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com 55 a 59 anos.

Na fase II serão vacinados, após o cadastramento, pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC; gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes. As faixas etárias são de 50 a 54 anos, de 45 a 49 anos, de 40 a 44 anos, de 30 a 39 anos e de 18 a 29 anos.

As comorbidades que se enquadram nos grupos prioritários são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves;  hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio 3 e 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidades; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale  e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;  arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos  cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; hemoglobinopatias graves; obesidade mórbida; cirrose hepática e cirrose hepática.

Fonte : PMT

About the author

Jornalista Dom Lele Botelho

Leave a Comment