Saúde

Covid-19: ocupação de leitos por não munícipes em Ipatinga atinge 49%

Written by adminab

Município pleiteia ampliação da estrutura de atendimento para fazer frente à demanda local e regional

Na última semana, os hospitais de Ipatinga atingiram índices alarmantes de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 SUS. Contudo, dos 45 leitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 49% estão sendo ocupados por pacientes não residentes, ou seja, quase metade da capacidade de atendimento do município é absorvida por enfermos de outras cidades que fazem parte da microrregião atendida por Ipatinga.  

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (2), a taxa de ocupação por moradores de outras cidades foi 9,5% maior do que a de pessoas residentes em Ipatinga. Do total de leitos de UTI Covid-19 SUS (45), 23 estavam preenchidos por público extramunicípio, moradores das cidades de Belo Oriente (7), Santana do Paraíso (4), Timóteo (3), Coronel Fabriciano (2), Dom Cavati (2), São João do Oriente, Iapu, Ipaba, Jaguaraçu e João Monlevade. Os moradores de Ipatinga internados eram 21. 

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Atualmente, o Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) e Hospital Márcio Cunha (HMC) dispõem, juntos, de 120 leitos de UTI e Enfermaria para tratar pacientes confirmados para coronavírus. O prefeito Gustavo Nunes explica que por Ipatinga se tratar de uma cidade-polo, possui um acordo em saúde com outros 13 municípios da região do Vale do Aço. “Isso significa que, além dos moradores da cidade, também abrigamos pacientes não residentes, provenientes de municípios que compõem a microrregião de saúde”, salienta o prefeito.




About the author

adminab

Leave a Comment