Prefeitura de Joanésia, através da Secretaria de Educação , entregou nesta quarta-feira dia 13 de Novembro um forte aparato para o avanço na temática do respeito e inclusão de pessoas com deficiência. Foram entregues mais de 40 Cordões de Girassol, que são fitas de identificação de pessoas com deficiências ocultas ou que não podem ser identificadas de imediato.
Muita gente ainda não sabe o que significa quando alguém usa o cordão de girassol. O objeto, cuja utilização ainda não é tão comum, é uma ferramenta internacional para reconhecimento de pessoas com doenças ou transtornos ocultos.
O cordão foi criado há aproximadamente seis anos, em Londres, na Inglaterra. Não há erro para reconhecê-lo: ele é uma faixa estreita de tecido verde com desenhos de girassóis.
Doenças ou transtornos ocultos são de maior dificuldade de reconhecimento à primeira vista porque a pessoa não apresenta deficiência física. Algumas transtornos desse tipo são: autismo, TDH (Transtorno de Déficit de Atenção), transtornos ligados à demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias extremas
Por meio do uso do cordão de girassol, as repartições públicas, as empresas prestadoras de serviços públicos e os estabelecimentos privados como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas em geral e demais estabelecimentos que exerçam atividades similares, devem oferecer atendimento prioritário e serviços individualizados que assegurem tratamento diferenciado e imediato à pessoa com deficiência oculta que esteja portando o cordão de girassol.
Todas as iniciativas de proteção, bem-estar e melhor convívio social são sempre bem vindas”, destacou o prefeito Aiken Cristhian no ato da entrega. Ele também adiantou que o município tem realizado capacitação aos professores da rede pública municipal para atender e priorizar estes grupos de alunos. Finalizou.
A Secretária de Educação de Joanésia Gircilene. agradeceu ao prefeito Aiken pelo apoio e comentou, ” a conscientização sobre as deficiências ocultas, deve começar na família”