Cidade

Timóteo mantêm investimentos em Educação, Saúde e reduz gastos com pessoal mesmo com pandemia

Written by adminab

Audiência realizada na Câmara de vereadores apresentou a prestação de contas da Prefeitura nos quatro primeiros meses do ano

Mesmo diante de um cenário desafiador para qualquer gestor público com a pandemia por Covid-19, que acarretou na queda de receitas municipais, a Prefeitura de Timóteo conseguiu manter os investimentos em Saúde e Educação dentro dos limites estabelecidos por Lei nos quatro primeiros meses deste ano. 

No primeiro caso o investimento foi de 18,91%; 3,91% acima do limite de 15%. Já na Educação, o Município já investiu 20,88% entre os meses de janeiro e abril.

Os números constam da prestação de contas feita na tarde desta quinta-feira (28) na Câmara de Timóteo pela controladora geral do Município, Maria Lúcia de Oliveira, referente ao primeiro quadrimestre do ano (janeiro a abril). A apresentação de resultados atende à Lei 101 de 2000, também conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outro dado que o Município avançou, mesmo com o quadro adverso, refere-se à redução de gastos com pessoal, visto que no último quadrimestre do ano passado havia chegado na casa dos 59,60% e neste em 57,74%, o eu mostra os esforços da atual gestão em se adequar ao limite constitucional. 
 
Durante a apresentação também foram demonstradas as despesas com o enfrentamento à Covid-19. Foram adquiridos exames RT-PCR, máscaras respiradoras (2,5 mil); macacão para profissionais da linha de frente no combate à pandemia (500), 200) protetores faciais (200); máscaras descartáveis (4 mil); testes rápidos (500); toucas (10 mil); álcool gel, sabonetes líquidos, serviços de manutenção do Centro de Saúde João Otávio; antisépticos, entre outros equipamentos e insumos. 

A controladora Maria Lúcia reforçou que as recursos recebidos e os gastos com a Covid-19 podem ser acompanhados em tempo real pelo site específico criado pela Prefeitura de Timóteo (covid19.timoteo.mg.gov.br) e no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (tce.mg.gov.br/covid). A Controladoria também destacou um servidor para fazer o acompanhamento de todos os recursos transferidos e despesas relacionadas ao enfrentamento da pandemia.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">
Fonte : PMT

About the author

adminab

Leave a Comment