Uncategorized

Com muita Responsabilidade prefeito Nardyello Rocha reabre o comercio em Ipatinga

Written by adminab
abre comercio

O prefeito de Ipatinga Nardyello Rocha mesmo sofrendo criticas e perseguição por parte de comerciantes e da oposição politica da cidade, optou por fazer politicas publica com responsabilidade, apos reunir no Fórum por quase 04 horas e ser referendado pelo Comitê Gestor de Crise , decidiu flexibilizar abertura do comercio nesta quarta feira dia (8), observando a resolução 17 do Governo do Estado.

“A recomendação da Promotoria de Justiça foi de que a flexibilização ocorresse somente a partir do dia 13 de abril, mas com base em números positivos dos boletins epidemiológicos locais, o prefeito Nardyello Rocha resolveu antecipar a providência. A definição foi referendada em encontro do Comitê Gestor de Crise, inclusive com a participação de lideranças do comércio.

Em todo momento o prefeito falava da necessidade do achatamento na curava que hoje , graças as medidas tomadas pelo prefeito Nardyello Rocha , o crescimentos de casos suspeitos foram de apenas 0,5% e 0,8%, respectivamente, nos dois últimos dias, o que é uma vitória muito grande em comparação com o salto de 172% de pessoas com sintomas da COVID-19 de um dia para o outro, na semana inaugural de registros na cidade. Hoje, no Estado, a média de crescimento dos casos suspeitos é de 8%. Comentou o prefeito.

O Executivo ainda acrescentou que “a chegada de 1.700 testes rápidos gratuitos para identificação do Coronavírus, aguardada para a próxima semana, graças a doações feitas pelo Ministério Público e o empresário Altair Vilar, deverá nos dar um norte melhor sobre as condutas de saúde pública a serem seguidas de agora em diante. Torcemos para que os casos confirmados não subam a níveis preocupantes”.

Horários e restrições

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Pelas regras definidas em novo decreto do Executivo de Ipatinga, fugindo dos horários em que normalmente há superlotação do transporte coletivo o comércio poderá funcionar de segunda a sexta-feira, de 10h às 16h, e também no sábado, de 9h às 13h. Contudo, devem permanecer fechadas, conforme a Resolução 17 do governo do Estado, todas as academias, além de Shoppings e também clubes de lazer. “Mesmo o Parque Ipanema, se continuar lotado como está (embora os quiosques já estejam fechados), deverá sofrer restrições”, anunciou o prefeito, ressalvando que os locais ainda impedidos de retomar suas atividades são regidos por uma determinação de esfera maior. “Se liberássemos todos os segmentos, sem exceção, correríamos o risco de ser judicializados”, explicou.

Ainda de acordo com o decreto, bares e restaurantes poderão funcionar, mas apenas com entregas, na porta ou por delivery. Nas lojas, a frequência de público deverá ser controlada com a presença de um cliente a cada 5 metros quadrados.

As feiras-livres itinerantes também estão liberadas para funcionamento, exceto para consumo de comidas e bebidas.

Cuidados redobrados

A secretária municipal de Saúde, Érica Dias, adiantou que, paralelamente, todas as providências já estão sendo tomadas pelo município, com a participação de cidades vizinhas pertencentes à microrregião, para montagem do Hospital de Campanha com capacidade inicial de 200 leitos e que funcionará nas dependências da Escola Estadual Canuta Rosa, no bairro Cidade Nobre, próximo ao Hospital Municipal.

Como já foi informado, a medida é uma ação preventiva de grande alcance, visando à ampliação da estrutura de internação para a eventualidade de se confirmar o pico da doença no período de abril a maio, com risco de colapso do sistema de saúde existente. “Este não é momento para relaxamento. Com a flexibilização agora decidida, precisamos redobrar os cuidados. Os grupos de risco, sobretudo, precisam se precaver”, observou.

Membros do Comitê Gestor de Crise, as Polícias Militar e Civil endossaram a decisão do Executivo, salientando ainda a necessidade de uma fiscalização rigorosa junto aos estabelecimentos comerciais para inibir a desobediência de normas e o consequente agravamento das contaminações.

About the author

adminab

Leave a Comment