Brasil

Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe deve terminar na quarta e ser unânime

O julgamento que começa nesta terça-feira (25) no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a denúncia contra Jair Bolsonaro e outros sete acusados de tentativa de golpe de Estado é um evento inédito e único na história do Brasil que vai atrair atenção nacional e internacional.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

A expectativa é de que a análise só termine na quarta-feira (26), e a tendência é que a votação se encaminhe para um resultado unânime, com 5 votos a 0 para tornar réus o ex-presidente e mais sete acusados.

A análise da denúncia não será simples, embora os ministros do STF tenham experiência em casos anteriores, especialmente aqueles relacionados aos eventos de 8 de janeiro. A clareza sobre o que está por vir na avaliação da denúncia é palpável entre os magistrados, que já deram suas pistas de como estão pensando em relação ao caso.

Análise histórica e defesas

A análise que começa nesta terça não é apenas uma das muitas que o tribunal já enfrentou. Trata-se de uma questão sem precedentes no país. Nunca o Supremo analisou uma denúncia contra um ex-presidente, civis e militares de alta patente acusados de tentativa de golpe de Estado. Na Ditadura Militar, a Lei da Anistia impediu julgamento e punições.

About the author

Jornalista Dom Lele Botelho

Leave a Comment