Por iniciativa do vereador Adriano Costa Alvarenga, está tramitando na Câmara Municipal de Timóteo uma proposta de lei que dispõe sobre a disponibilização obrigatória e a facilitação de acesso a desfibrilador externo automático (DEA) no Município de Timóteo. Durante a sessão ordinária da Câmara na última sexta-feira (6), foi apresentado o projeto de lei que prevê a instalação de desfibriladores em locais com circulação expressiva de pessoas, como estádios, ginásios esportivos, academias de ginástica, hotéis, templos e outros espaços semelhantes.
De acordo com o texto da proposta, as sedes de eventos de qualquer natureza com concentração igual ou superior a quinhentas pessoas, como estações rodoviárias e ferroviárias, ginásios poliesportivos, centros comerciais, estádios, estabelecimentos de ensino público e privado, academias de ginástica, clubes, salões de festa, e quaisquer outros locais ou eventos, deverão ser equipadas com desfibriladores. Cada estabelecimento será obrigado a manter uma pessoa treinada para o uso do desfibrilador e para realizar outros procedimentos auxiliares na técnica de ressuscitação cardiopulmonar.
Além disso, o projeto inclui a obrigatoriedade de equipamentos de oxigênio junto aos desfibriladores em clínicas médicas, estéticas, odontológicas e outros consultórios que realizam procedimentos invasivos, como implantes, botox, sedação, endoscopia, teste ergométrico, e administração de medicações parenterais. Se aprovado, o PL visa aumentar a segurança e os índices de sobrevivência em situações de emergência em locais com grande aglomeração de pessoas em Timóteo.