Evento na Praça 1º de Maio reuniu alunos, professores e comunidade fechando a temporada de atividades de 2024
Dois dias de muita alegria e diversão, além de muita leitura e aprendizado, marcaram a edição da Tenda Literária na Praça 1º de Maio, em Timóteo, na última semana. O evento reuniu mais de 500 alunos da rede municipal de ensino na sexta, dia 22, e mais de 280 pessoas da comunidade no sábado, dia 23/11. O projeto foi viabilizado com patrocínio da Bemisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Timóteo, com a realização da Criativo Produções e Ministério da Cultura do Governo Federal.
Participaram da Tenda Literária alunos e professores das escolas municipais Virgínia de Souza Reis; Ana Moura; Angelina Alves de Carvalho; José Moreira Bowen; Joaquim Ferreira de Souza; Professora Maria Aparecida Martins Prado; Limoeiro; Cecília Meireles; João Bolinha e Monteiro Lobato.
Na sexta, a personagem FloraManga, vivida pela artista e autora Raquel Vieira, apresentou os espetáculos didáticos “João Mata-Sete” e “A Odisseia de Ulisses”. No sábado foi a vez do espetáculo “O Incrível Mar de Livros”, produzido pela DaMa Espaço Cultural, com as personagens Ariela e Dado, interpretados pela artista Mari Antonaci e o músico Douglas Netto. Acessíveis, os espetáculos contaram com interpretes de Libras da SerLibras Acessibilidade.
E a chuva não impediu as crianças de brincarem e se divertirem com as brincadeiras antigas com a equipe Animarte Timóteo, de criarem brinquedos e artesanatos com recicláveis com a Historiarte e jogarem com peças de madeira reaproveitada no Instituto Amarelo. A Kombixadrez e seu tabuleiro gigante e o projeto Contarolar, de Governador Valadares, também animaram quem passou pela Tenda. A Bemisa participou com atividades de colorir e de conscientização ecológica.
Alfa e Beto, personagens temáticos do evento interpretados pelos artistas Filipe Fernandes e Dalbert Vinícius, conduziram as crianças junto com Malu Maluquinha, da artista Malu Guimarães, que homenageia Ziraldo em sua personagem.
Bruno Minafra, gestor cultural da Criativo Produções e idealizador do projeto, falou sobre o evento. “Estamos muito felizes com essa edição da Tenda Literária junto da comunidade de Timóteo, que sempre acolheu o projeto e participou ativamente das atividades. Levamos para fora da sala de aula a experiência de aprendizado com diversão e isso reflete no dia a dia dos alunos. O feedback dos professores e pais nos mostra que o projeto faz muita diferença na vida das crianças e no hábito de leitura delas. Encerramos o ano com esta edição e já estamos programando muitas outras para 2025 para dar continuidade a esse trabalho maravilhoso de incentivo à leitura”, finalizou.
“A Bemisa acredita que a leitura é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e criativa. Em 2024, tivemos o privilégio de apoiar as edições realizadas em Antônio Dias e Timóteo, reforçando nosso compromisso com o fortalecimento cultural da nossa região. Este é mais um passo no compromisso da empresa em transformar positivamente as comunidades onde estamos presentes”, comentou André Torres, Analista de Comunicação da Bemisa.
Retrospectiva
Ao longo de 10 anos de existência, o projeto Tenda Literária: Circuito de Festivais de Brincadeiras e Literatura Infantil esteve em dezenas de cidades do leste de Minas Gerais e levou incentivo à leitura para milhares de crianças em edições especiais em escolas, quadras e praças públicas. Além do tema, o projeto aborda assuntos relacionados à reciclagem e preservação do meio ambiente.
Em 2024 o projeto realizou 12 edições estando presente nas comunidades de Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Açucena, Materlândia, Naque, Ipaba, Nova Era, Guanhães, Belo Oriente (Parque Multifuncional da Cenibra e Escola Municipal José Lagares Lima), Antônio Dias e Timóteo.
As edições da Tenda Literária em 2024 contaram com o patrocínio das empresas Cenibra, Instituto Cultural Vale, Cipalam e Bemisa, todas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Criativo Produções e apoio das prefeituras municipais e Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano.
Beneficiamos com atividades gratuitas mais de 5.000 alunos das redes públicas de ensino, de cerca de 50 escolas e instituições de ensino e mais de 600 pessoas de público espontâneo das comunidades e regiões.
Além do incentivo à leitura e diversão, a Tenda Literária gera renda para trabalhadores das comunidades locais com serviços de apoio, segurança, produção, hospedagem e transporte dos artistas e equipe.