Brasil

MBL anuncia conquista de assinaturas para criar partido próprio e projeta participação nas eleições de 2026

Durante convenção realizada em São Paulo no último sábado, o Movimento Brasil Livre (MBL) confirmou ter alcançado as assinaturas necessárias para oficializar a criação de seu partido político, batizado de “Missão”. Foram coletadas 811 mil assinaturas, das quais 200 mil já estão disponíveis para análise e validação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com as regras do TSE, são exigidas 547 mil assinaturas para a formação de uma nova legenda. O coordenador do MBL, Renan Santos, destacou que o objetivo é que o partido seja reconhecido em 2025, permitindo sua participação nas próximas eleições, incluindo a disputa presidencial de 2026.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Entre os possíveis nomes cogitados para concorrer ao Planalto pelo “Missão” estão Arthur do Val, ex-deputado estadual cassado pela Assembleia Legislativa de São Paulo em 2022, e o empresário Cristiano Beraldo. Renan Santos enfatizou que a legenda estará aberta a ex-bolsonaristas, desde que não sejam apoiadores diretos do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A proposta do partido inclui pautas voltadas para o endurecimento de leis penais, o combate ao tráfico de drogas, a industrialização do Nordeste, a priorização da educação básica, a responsabilidade fiscal e a redução de privilégios no setor público.

Além das assinaturas, a criação da sigla requer a elaboração de um programa e estatuto por, no mínimo, 101 eleitores em pleno exercício dos direitos políticos, com representatividade em pelo menos um terço dos estados do país. O MBL agora aguarda os próximos passos para concretizar seu objetivo de lançar uma nova força política no cenário nacional.

About the author

Jornalista Dom Lele Botelho

Leave a Comment