Transição da SAF do Ipatinga avança sem previsão de compra e aporte financeiro
Advogados e especialista em estruturação explicam andamento do processo e destacam medidas para estabilizar financeiramente o clube, que enfrenta dívidas
Nesta quinta-feira (7), os advogados Igor Antunes e Edison Travassos, juntamente com Alfredo Pires, especialista em estruturação de empresas, apresentaram à imprensa detalhes sobre o processo de transição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Ipatinga Futebol Clube.
Sem previsão de compra direta, o grupo responsável pela reestruturação anunciou que está em vias de formalizar um aporte financeiro para ajudar a resolver a grave situação financeira do clube, atualmente sem um proprietário definido desde meados deste ano.
Durante a coletiva, os responsáveis ressaltaram que o processo inclui o diálogo com empresários de destaque e que, em até 15 dias, a documentação necessária para registrar a SAF em nome de uma nova pessoa jurídica deve ser concluída.
Essa mudança visa a criação de uma estrutura administrativa mais sólida e confiável para o clube. A transição conta com o apoio jurídico do escritório Mac Antunes Advogados, de Belo Horizonte, em parceria com uma consultoria especializada em gestão esportiva e financeira.
O grupo informou ainda que pelo menos quatro empresas já demonstraram interesse em se tornar patrocinadoras do clube, fortalecendo as perspectivas de estabilidade a longo prazo. A nova equipe jurídica já iniciou as medidas legais para liberar as operações financeiras do clube, que acumula uma dívida superior a R$ 30 milhões, especialmente em questões trabalhistas, e enfrenta bloqueios em suas contas. Além disso, o Ipatinga ainda possui pendências salariais da última temporada, que incluem os últimos jogos do Campeonato Mineiro e da Série D do Campeonato Brasileiro.