Conheça os candidatos à Prefeitura de Coronel Fabriciano, o histórico político de cada um deles e uma comparação entre os bens declarados na primeira eleição disputada
Com o início oficial do período de campanhas políticas na última sexta-feira (16), Coronel Fabriciano-MG se prepara para uma eleição marcada pela diversidade de candidaturas e propostas. Quatro candidatos se destacam na disputa pela prefeitura, cada um com um perfil distinto e apoiado por diferentes coligações.
Sadi Lucca, atual vice-prefeito, é o candidato do Partido Liberal (PL), contando com o apoio de uma coligação ampla que inclui partidos como Novo, União Brasil, PSD, e outros. Sadi terá como vice Ricardo Cacau, atual secretário de Saúde, filiado ao Novo. Essa candidatura representa a continuidade da gestão atual, que tem como base o apoio do prefeito em exercício, Dr. Marcos.
Júlia Restori, assistente social com uma trajetória ligada ao PT, é a candidata da Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV. Júlia, que já atuou em governos petistas em Ipatinga, Fabriciano e Timóteo, tem como vice Benedito Pacífico da Rocha, conhecido popularmente como Bené do Hotel. Sua candidatura busca representar uma volta aos ideais progressistas na gestão municipal (Portal da Cidade Ipatinga / MG).
Dra. Stella Nunes, médica pediatra, é a aposta do MDB. Sua candidatura foi lançada em uma coligação que inclui AGIR, AVANTE e PDT, com Diego Motta como vice. Dra. Stella entra na disputa com uma plataforma focada na saúde e bem-estar social, áreas em que já possui vasta experiência.
Joaquim Xavier de Souza, concorrerá ao pleito pela Federação PSOL/Rede Sustentabilidade – PSOL/REDE, sob o número do seu partido, a Rede Sustentabilidade: 18. Advogado, ele escolheu, como sua vice, Terezinha Eloi da Silva Souza, a Professora Tereza Eloi, também da Rede.
É a quarta eleição disputada por Joaquim Xavier. Ele já disputou outros pleitos pelos partidos PRTB e pela própria Rede, em busca dos cargos de vereador, em Caratinga, vice-prefeito de Coronel Fabriciano e do cargo de deputado federal. Em sua primeira participação em pleitos, no ano de 2016, declarou R$1.100,00 em bens. Na eleição deste ano, nenhum valor é exibido no sistema da Justiça Eleitoral.
Sua vice, Professora Tereza Eloi, participa de sua terceira eleição. Ela já disputou os cargos de prefeita e de deputada federal, todos pela Rede Sustentabilidade. No primeiro pleito que disputou, em 2020, Tereza Eloi declarou R$36.834,00 em bens. Neste ano, o sistema não exibe nenhum valor declarado.
No pleito deste ano, a Federação PSOL/Rede Sustentabilidade decidiu não participar de coligações em Coronel Fabriciano. Oito candidatos a vereador foram apresentados pela federação.