A Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realizou nesta segunda-feira (24), a entrega de 208 novas marcações para cirurgias de Catarata. Esse será o 16º mutirão beneficiando cerca de quatro mil pacientes.
Os procedimentos serão realizados nos dias 1º e 2 de agosto no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Antes, as cirurgias eram feitas no Hospital Dr. José Maria Morais, que agora pode utilizar o bloco cirúrgico para outros tipos de operações eletivas.
Por meio do acesso à rede de saúde e cuidado com todos os pacientes, a Gestão Tempos fortalece as políticas públicas do município e segue com o compromisso de devolver a dignidade para cada cidadão e atendimento humanizado.
“Desde 2018 a gente vem realizando os mutirões de cirurgia de catarata. 3.700 pessoas já passaram pelo procedimento e hoje entregamos mais 208 marcações. Antes os pacientes tinham que se deslocar para outros municípios para fazer essa cirurgia, mas agora a realidade é outra. Aqui mesmo, em Fabriciano, além do procedimento eles fazem todos os exames e avaliações preparatórias”, explica o Secretário de Saúde Mak Lenon.
Dona Lúcia Rodrigues descobriu a catarata numa consulta médica de rotina e agora está ansiosa pela cirurgia. “A vista da gente é tudo, estou muito feliz por receber a marcação da minha operação”, comemora.
O QUE É CATARATA
Catarata é uma doença ocular caracterizada pela opacidade do cristalino, uma lente natural do olho responsável pela formação de imagens na retina, ou seja, pelo foco. Por isso, as pessoas que têm catarata apresentam baixa visão.
A médica oftalmologista Décia Canedo, com 23 anos de especialização na área, explica que a cirurgia é a única forma de cura. Segundo ela, aplica-se no paciente uma anestesia local e é implantada uma lente intraocular.
“O procedimento é simples e por isso o pós operatório é mais tranquilo. Após a cirurgia, o paciente passa a enxergar melhor. E nós estamos à disposição para acompanhar o pós operatório”, disse a médica.
ACESSO
O acesso ao programa de cirurgias de catarata, é por meio da Unidade Básica de Saúde. O munícipe deve ir até a UBS de sua referência, passar pela equipe médica e aguardar ser chamado para avaliação.