O atual prefeito Rodrigo Magalhães Coelho, vai tentar eleger seu pre-candidato para se manter no poder, o ex-prefeito Armstrong Antônio lança o esposo de sua sobrinha como pré-candidato, e o ex-prefeito Zé Maria do Posto, tenta voltar a cena política, desta vez como pré-candidato a vice.
O cenário político em Divinolândia de Minas no Vale do Rio Doce, vem esquentado nos últimos dias com as movimentações e articulações para a disputa pela corrida eleitoral municipal, que ocorre no mês outubro deste ano, quando os eleitores devem escolher seus novos representantes nas Câmaras de Vereadores e também os prefeitos pelos próximos quatro anos. A eleição na cidade promete grandes emoções com 3 grupos políticos na disputa pelo comando da prefeitura.
De um lado, temos o atual prefeito Rodrigo Magalhães Coelho, que vai tentar eleger o vereador Genilson Camelo Borges, pré-candidato do seu grupo para manter no comando da prefeitura. Os dois grupos da oposição também apresentaram os seus pré-candidatos para a disputa, de um lado o ex-prefeito Zé Maria do Posto tentando voltar a cena política, só que agora como pré-candidato a vice-prefeito do pré-candidato a prefeito Geuber Pinho Campos “Jobim”. O ex-prefeito Armstrong Antônio Coelho Cunha, derrotado nas eleições de 2012 e 2016 e não podendo disputar por estar supostamente inelegível, lançou como pré-candidato a prefeito o esposo de sua sobrinha, o vereador Willer César Figueiredo, mais conhecido como Lilico.
A provável disputa
O pré-candidato do atual prefeito Rodrigo Magalhães
O atual prefeito Rodrigo Magalhães Coelho, que cumpre o seu segundo mandato em meio a denúncias por má gestão e supostas irregularidades, uma vez que segundo o relatório final apresentado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Goval Engenharia, cometeu crimes de responsabilidade, entre eles estão a associação criminosa, peculato, prevaricação, condescendência criminosa, corrupção passiva e improbidade administrativa, o que gerou prejuízo de mais de R$ 3,2 milhões ao município e ainda segundo informações estaria sendo investigado pelo MP e Gaeco, seu candidato será possivelmente o vereador Genilson Camelo Borges. Genilson foi eleito como o mais votado nas eleições de 2020, com 269 votos e está cumprindo um discreto mandato com algumas indicações e projetos apresentados na Casa Legislativa.
O pré-candidato do ex-prefeito Armstrong
O ex-prefeito Armstrong Antônio Coelho Cunha, após ser derrotado nas eleições municipais de 2012 pelo candidato Zé Maria do Posto e em 2016 pelo o atual prefeito Rodrigo Magalhães, supostamente está inelegível e para tentar ‘voltar ao poder’, lançou como pré-candidato o de esposo de sua sobrinha, o vereador Willer César Figueiredo, mais conhecido como Lilico. Lilico foi eleito com 254 votos nas eleições de 2020. O pré-candidato, está cumprindo o mandato de vereador com uma passagem discreta pela Câmara Municipal de Vereadores.
O pré-candidato do ex-prefeito Zé Maria do Posto
O ex-prefeito, José Maria de Sousa Pimenta “Zé Maria do Posto”, foi eleito em 2012, não disputou a reeleição nas eleições em 2016, mas tentou voltar ao poder em 2020, porém foi derrotado pelo prefeito Rodrigo Magalhães que disputava a reeleição.
Segundo conversas nos bastidores da política local e da região, Zé Maria do Posto desponta como um favorito para um eventual embate para derrotar o pré-candidato a prefeito indicado pelo atual prefeito, mas ao que tudo indica, decidiu abrir mão da candidatura a prefeito
colocou o seu nome como pré-candidato a vice-prefeito de Geuber Pinho Campos. Jobim como é conhecido, é engenheiro civil, com pós graduação em engenharia de segurança do trabalho, em educação ambiental urbana, em georreferenciamento e geoprocessamento. Jobim também é empresário do ramo de construção civil de obras residências para comercialização , produtor rural no córrego do macuco e servidor público como Engenheiro civil e coordenador de execução de obras de infraestrutura a mais de 10 anos.
O cenário pode sofrer alteração
Caso se confirme a disputa entre os 3 principais grupos políticos da cidade, as eleições municipais de 2024 em Divinolândia de Minas promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. Como dizem nas conversas de bastidores sobre a eleição na cidade, “há um longo caminho a ser percorrido para saber quem irá comandar a prefeitura da cidade”.