Jaguaraçu, 27 de Maio de 2024
O município de Jaguaraçu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Turismo e Cultura, iniciou uma série de palestras intituladas “Coleta Seletiva – Você participa, o município desenvolve!”. A iniciativa, realizada em parceria com as demais secretarias municipais e com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, visa melhorar a logística e a funcionalidade da Usina de Triagem e Compostagem (UTCL), que completa 20 anos de operação.
As ações incluem um esforço integrado para aprimorar a coleta de resíduos no município. Estão previstos reparos de equipamentos da UTCL, além de melhorias nos processos de separação, triagem e comercialização dos resíduos recicláveis. A administração municipal espera uma resposta positiva da comunidade, essencial para o sucesso das iniciativas.
A educação ambiental será contínua, com a participação de igrejas, secretarias, empresas privadas e moradores da sede, dos distritos e da zona rural. O objetivo é garantir um desenvolvimento inclusivo e sustentável, onde a colaboração de todos resulta em benefícios compartilhados.
Com a efetiva participação da população, Jaguaraçu
O consultor ambiental Luiz Antônio Pereira realizou uma palestra sobre gestão de resíduos sólidos na Câmara Municipal de Jaguaraçu. Durante o evento, ele enfatizou a importância da separação dos resíduos e destacou o papel dos consumidores na divulgação das boas práticas ambientais. Pereira abordou a gestão compartilhada de resíduos, incentivando a responsabilidade de todos no processo. A iniciativa da coleta seletiva tem como objetivo conscientizar os moradores de Jaguaraçu sobre a importância de cuidar do meio ambiente de forma integrada. A prefeitura é a responsável pela gestão do lixo na cidade.