Politica Regional Vale do Aço

Fake news: pré-campanha do PT já tem suspeita de adulteração criminosa de engajamento nas redes sociais

A temporada de fake news eleitoral 2024 já começou em Timóteo, ataques são denunciados por três pré-candidatos a vereador e pelo pré-candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores Vinicius Bim.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

O primeiro episódio aconteceu na madrugada de quarta-feira, na conta de uma das pré-candidatas a vereadora, Elisângela Nascimento (PT), e no dia seguinte, foram constatados os mesmos crimes contra as contas dos pré-candidatos Alair Dimas (PSB) e Pablo Motoboy (PSB). Na denuncia, foram identificados volumes significativos de perfis falsos e curtidas (likes) de diversas outras nacionalidades em um curto espaço de tempo. Para o presidente Robson Araújo “há  suspeitas de crime cibernético, nossos pré-candidatos estão sendo prejudicados com essa compra criminosa, práticas que são enquadradas como ilegais nas diretrizes da comunidade das plataformas sociais, por isso, vamos busca investigações para eventuais apurações futuras relacionadas às disputas municipais deste ano”.

No aspecto jurídico, o partido acionou para procedimentos no TRE e no MPE, buscando que os órgãos determinem investigação por meio da Polícia Federal para chegar até os criadores e financiadores desses ataques. “Nossas contas no Instagram foram atacadas com o surgimento simultâneo de milhares de fakes, com o propósito de prejudicar o engajamento de nossas publicações. Repudiamos tais práticas que atentam contra o processo democrático, especialmente em canais de comunicação, importantes ferramentas para a disseminação de propostas, ideias e opiniões, afirmou Vinicius Bim.

About the author

Jornalista Dom Lele Botelho

Leave a Comment