Na era da informação, onde o acesso a “quase tudo” está a poucos cliques de distância, desenvolver valores, relações humanas e protagonismo infanto-juvenil para o mundo real torna-se mais desafiador. Mas o escotismo continua a se mostrar eficaz para alcançar esses objetivos.
É assim que o 27º Grupo de Escoteiro Tapajós, patrimônio Imaterial do Município de Coronel Fabriciano, chega aos seus 60 anos de fundação. Um dos pioneiros na região, o grupo de escoteiros se reinventa na tarefa de ensinar a prática do escotismo e educar para cidadania ao longo de sua trajetória.
E para celebrar as seis décadas de atividade, o grupo começa a sua programação festiva já a partir deste final de semana. O objetivo é levar os valores do escotismo para a sociedade, despertar o interesse de mais crianças e adolescentes para a prática e comemorar a história da instituição.
“É um momento de agradecer a todos que contribuíram para o crescimento e sucesso do Grupo Escoteiro Tapajós. Durante todos esses anos, nosso objetivo sempre foi formar crianças e jovens engajados e conscientes de seu papel na sociedade. Os eventos comemorativos são uma oportunidade para reviver memórias e celebrar as conquistas alcançadas, reafirmando nosso compromisso de continuar promovendo os valores escoteiros por muitos anos”, afirma Ronaldo Barros, presidente do 27º Grupo de Escoteiro Tapajós.
PARCERIA
O Grupo de Escoteiro Tapajós é parceiro da Prefeitura de Fabriciano e de ONGs no município, dentre elas, “O Amigos da Rua”. Escoteiros e adultos do Grupo atuam como voluntários em atos cívicos e ações em prol do meio ambiente e causas sociais.
No último sábado, 17/6, por exemplo, o grupo atendeu ao convite da equipe do Meio Ambiente da Prefeitura e ajudou a soltar balões biodegradáveis com sementes de espécies nativas para ajudar a reflorestar a APA Mata da Biquinha. A ação integra a programação do Mês do Meio Ambiente no município.
FOGO DO CONSELHO
Para abrir as comemorações dos 60 anos do grupo, nesta sexta-feira, 23/6, das 20h às 21h, acontecerá o Fogo do Conselho com reencontro de todos os ramos do grupo Escoteiro Tapajós (escoteiros, ex-membros, familiares, amigos e convidados especiais).
Originária dos povos indígenas, o Fogo do Conselho é uma atividade tradicional dos escoteiros feita no último dia do acampamento para contar histórias, transmitir vivências e mensagens de esperança. “Faremos um Fogo do Conselho especial, uma adaptação, para compartilhar momentos marcantes e celebrar o legado deixado por todos aqueles que passaram pelo Grupo ao longo de seis décadas”, conta Ronaldo Barros.
TRADICIONAL FEIJOADA
No próximo mês, no dia 2/7, a partir das 12h, acontecerá a tradicional Feijoada na sede do Grupo Tapajós, no bairro dos Professores. Aberta à comunidade, o evento será um momento de confraternização e integração entre os escoteiros e os moradores da região. O convite é R$ 30 e pode ser adquirido com membros do grupo ou no dia do evento.
A renda será revertida para atividades do escotismo.
27º GRUPO DE ESCOTEIRO TAPAJÓS
Fundado em 1963, o Grupo Escoteiro Tapajós tem se destacado ao transmitir valores como liderança, compromisso, honra, solidariedade, crescimento pessoal, autonomia, amizade e diversão para crianças, adolescentes e jovens. Dentre os fundadores do grupo de Fabriciano estão o chefe Osvaldo Ferraz, Antônio Carlos de Almeida Andrade e o saudoso Dom Lara.
As atividades desenvolvidas também são alinhadas às 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.
Inspirado no Rio Tapajós, situado na região amazônica e símbolo da tradição escoteira de defesa da natureza, o Grupo está integrado à União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e alinhado com sua proposta de desenvolvimento do jovem, baseada na promessa da Lei Escoteira e na prática do trabalho em equipe em harmonia com a natureza.
Atualmente, o grupo tem 50 escoteiros (com idade de 6 anos a 21 anos) e 25 adultos voluntários participando ativamente.
ESCOTISMO NO MUNDO E BRASIL
Nascido em Londres, no dia 22 de fevereiro, o tenente-general do Exército Britânico, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell fundou o movimento do escotismo no ano de 1907.
No Brasil, a associação sem fins lucrativos, desenvolve, desde 1924, trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, focando no equilíbrio ambiental e no desenvolvimento social.
A organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escolar pela Lei nº. 8.828/46.
SERVIÇOS
27º GRUPO DE ESCOTEIRO TAPAJÓS
Sede: Rua Amazonas, 141, bairro dos Professores.
Reuniões: sábados das 9h às 12h
Para participar, basta comparecer na sede do grupo nos encontros semanais e fazer a inscrição. Crianças a partir de 6 anos e 6 meses já podem iniciar na prática do escotismo.