Cidade Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Jaguaraçu desenvolveu durante o mês de abril várias atividades lúdicas e pedagógicas na rede de ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Jaguaraçu desenvolveu durante o mês de abril várias atividades lúdicas e pedagógicas na rede de ensino, sobre curiosidades da cultura indígena, discutindo sobre a importância dos índios para a civilização, suas condições de vida, a área que habitam, seus costumes, seus vocabulários, instrumentos para pescar e caçar e sua história.Na terça-feira, 19/04, os alunos do 1º período da Educação Infantil da Escola Municipal Coronel Felício Miranda – Anexo Lagoa do Pau realizaram uma apresentação artística em comemoração ao Dia do índio.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

No maternal 2 e 3, da Creche Maria Angélica, na linguagem oral escrita, exploraram a palavra índio, também foi contado a história “As aventuras do índio Uiarai”, os educadores trabalharam a quantidade dos indiozinhos na música “Dez indiozinhos”, onde vive o índio, sua moradia, sua comida. Para finalizar, os alunos se caracterizaram com cocar e pinturas de rosto, visando celebrar a data e conscientizar sobre a importância do índio.

Um pouco de históriaNo Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. A celebração tem como propósito a preservação da memória e a reflexão crítica sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano.Devemos lembrar que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Por isso, a comemoração do Dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira.

About the author

Jornalista Dom Lele Botelho

Leave a Comment