Cidade

Ipatinga realiza fórum para discutir condições de pessoas de rua

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou nesta terça-feira (5), no auditório do Hospital Eliane Martins (HMEM), o Fórum Intersetorial sobre População em Situação de Rua. O objetivo foi apresentar os serviços ofertados pelo município a esta população, bem como elaborar estratégias em conjunto para melhor acolhimento das demandas apresentadas, além do fortalecimento das redes parceiras. O encontro contou ainda com a participação de representantes das Secretarias de Saúde (SMS), Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Executiva (Semex) e Planejamento (Seplan).

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Na oportunidade, os convidados tiveram acesso a importantes políticas já implantadas, além de se inteirar sobre a legislação inerente às pessoas em situação de rua, o que compete ou não ao município e os dados e números de atendimentos nos últimos dois anos.

Profissionais detalharam os trabalhos realizados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que tem o intuito de inserir este público na rede de proteção social. Outras explanações foram sobre a Casa de Acolhimento Parusia, que oferece pernoite e possui capacidade para atender até 50 pessoas por dia, e o Consultório na Rua, que se trata de uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeira, técnico de enfermagem, psicóloga, assistente e agente social, realizando ações integradas e compartilhadas com outros serviços. 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Jany Mara Bartolomeu, manter o diálogo permanente com lideranças da comunidade é fundamental para que se obtenha êxito em ações relacionadas a um tema tão complexo. “Para nós, é muito interessante que sejam realizados encontros como os de hoje, sempre com o intuito de que juntos pensemos em soluções mais eficazes e abrangentes, avaliando todos os aspectos do assunto. Acredito que a soma de argumentos, de experiências e avaliações, apresentação e debate de ideias com a participação de setores diversos da sociedade, nos proporcionará decisões mais consistentes”, refletiu.

About the author

Jornalista Dom Lele Botelho

Leave a Comment