Cidade

Projeto do Vereador Ney Professor é aprovado na Câmara de Ipatinga

Câmara institui a causa da Síndrome de Down em calendário oficial de Ipatinga

Evento na UBS do bairro Bom Retiro em alusão ao dia Internacional da Síndrome de Down.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março. A data está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU). Para reforçar a conscientização sobre o tema, a Câmara Municipal de Ipatinga aprovou um Projeto de Lei que instituiu no calendário oficial do município de Ipatinga o “Dia Municipal do Trissomia do Cromossomo 21 (Síndrome de Down)” e a “Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre a Trissomia do Cromossomo 21 (Síndrome de Down)”, que ocorrerá, anualmente, no mês de março, na semana em que recair o dia 21.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">
Daniela Oliveira

Antes das manifestações dos parlamentares, no início da reunião, Daniela Oliveira, mãe de uma criança com síndrome de down, subiu à tribuna para compartilhar sua experiência. Ela explicou o porquê da data de 21 de março. “Comemoramos esta data porque o cromossomo 21 nas nossas células, ao invés de ter um par de dois cromossomos, têm três cromossomos. Então é 3 do mês de março e 21 do cromossomo.”

A proposta é de autoria do vereador Ney Professor (PTC). De acordo com o parlamentar, a matéria tem por objetivo reforçar a importância de se conhecer a causa. “Muitos municípios já vêm adotando essa data para promover ações de inclusão social, educacional e profissional, visando o combate ao desrespeito e à exclusão dessas pessoas. O que mostra a necessidade de implantarmos essas ações também em nosso município”, disse Ney Professor.

Veja o vídeo a explicação da importância do projeto de lei para a sociedade.

About the author

Jornalista Dom Lele Botelho

Leave a Comment