Cidade Saúde

Jaguaraçu realiza atividade voltada para o Programa Saúde da Mulher.

Na sexta-feira, 18 de março, a Prefeitura de Jaguaraçu retomou a realização de ações do Programa Saúde da Mulher.

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.

A Enfermeira Hadriely Melo, ministrou a palestra, que mobilizou o público feminino sobre a importância de manter as consultas ginecológicas em dia, o exame citopatológico dentro da faixa etária preconizada 25 a 64 anos, os métodos preventivos, ressaltando a importância do equilíbrio entre o bem-estar físico e psicossocial e a autoestima das mulheres.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">
Abordando a temática do março lilás, foi explicado também a importância de manter a prevenção do câncer do colo do útero.

Em 2021, 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina.

O fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino é uma das metas principais da saúde pública. Hoje é a terceira neoplasia maligna que mais mata mulheres no Brasil, sendo a principal causa de mortalidade de mulheres em idade fértil no Amazonas.

About the author

Jornalista Dom Lele Botelho

Leave a Comment