Cidade Religião

Jaguaraçu-Paroquia São Josè Completou 100 anos de fundação

A Paroquia São José de Jaguaraçu fundada em 1922, completou no dia 08 de março de 2022 100 anos , situada na região pastoral da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Atualmente está na função de administrador paroquial o Pe. Márcio Rodrigo Mota.

A construção da nova Igreja Matriz de São José só foi possível graças ao envolvimento de toda a comunidade, iniciada em 1961. O Padre Otacílio Ávila era o Pároco responsável da época e apontado pelos moradores mais antigos como o principal idealizador e entusiasta da construção. Segundo relatos, ele se tornou uma espécie de mestre de obras à época, pois acompanhava todas as etapas do desenvolvimento da edificação.

Na celebração de abertura do centenário, foi iniciado o resgate religioso, histórico e cultural da paróquia. Assim, ao longo de todo ano de 2022 até o encerramento no dia 08 de março de 2023, iremos escrever como gesto concreto um arquivo com informações e fotos das diversas atividades desenvolvidas ao longo desses 100 anos, na paróquia.

Estamos vivendo um momento particular com essa pandemia, mas não       deixaremos de realizar atividades para festejar e agradecer a Deus por esses 100 anos de história de fé do nosso povo.

Na ocasião, unidos a essa especial celebração, rezamos e homenageamos todas as mulheres, que celebraram o Dia Internacional da Mulher, que há 47 anos foi oficializado pela ONU.

A celebração de abertura acolheu as comunidades Santa Rita (Salvador Gomes), São João Batista (Guarani), São João Paulo II (Albert Scharle), Igreja do Rosário e todo povo de Deus da comunidade de São José (Matriz).

Destacamos a participação de nossas pastorais, movimentos e serviços: Terço da Libertação, Terço dos Homens, Grupo de Jovens, Ministério Jovem, Apostolado da Oração, Catequese, Liturgia, Ministério de Música, Coroinhas, Acólitos, Grupos de Reflexão e Ministros da Eucaristia.

Agradecemos a participação de nosso prefeito, Márcio Lima, e das autoridades civis de nosso município e do município de Marliéria, ex-prefeitos e vereadores, também agradecemos ao Sargento Siqueira, representando a segurança de nossa cidade, e a Paróquia Nossa Senhora das Dores e o Diácono Luiz Carlos, que atuou durante o ano de 2020 na administração das paróquias de São José e Nossa Senhora das Dores.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Continuemos unidos em oração e agradeçamos juntos por essa caminha de fé e evangelização da paróquia de São José. Convidamos a todos para rezarem junto com nosso povo de Jaguaraçu em gratidão aos 100 anos de caminhada de fé e evangelização.

Quem foi São José

São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José.
São José na História da Salvação

São José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele. Ele pensa em abandoná-la para que ela não fosse punida com a morte por apedrejamento

Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. Perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém partir do recenseamento, lá Maria deu à luz ao Menino Jesus e José estava presente no nascimento.

O anjo, porém, deu novo aviso a José, em sonho. Com efeito, o anjo avisou a José que Herodes queria matar o menino Jesus e mandou-o pegar o menino e sua mãe e fugir para o Egito com eles. José obedeceu. Assim, A sagrada família foi para o Egito e viveram lá durante quatro anos. Após este tempo, o anjo avisou novamente a José em sonhos, dizendo que eles poderiam voltar para Nazaré porque Herodes tinha morrido. José obedeceu e levou a Sagrada Família novamente para Israel.
Vida Simples

São José devotou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria. Vivendo do trabalho de suas mãos, como carpinteiro, sustentou sua família com dignidade e exemplo. A profissão de carpinteiro propiciava dignidade à família. José era 

About the author

Jornalista Dom Lele Botelho

Leave a Comment