Cidade Meio Ambiente

A SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM JAGUARAÇU

Os tempos não são os mesmos, porém, os desafios demonstram em constantes alertas, que é preciso cuidar mais do planeta.

 A programação  da semana do Meio Ambiente inicia nesta segunda feira dia 07 até dia 11 de junho,  durante a semana do Meio Ambiente haverá distribuição de panfletos  alusivo ao tema e faixas colocadas em  pontos estratégicos  da cidade chamando atenção da população, visita a ETE, Usina de triagem e na ETA, Inicio da manutenção do aceiro da APA e visita a captação de Água.

Quando o “Dia Mundial do Meio Ambiente” traz como tema – “Restauração dos Ecossistemas”, se faz necessário repensar sobre o reequilíbrio da natureza para garantir a saúde do planeta e consequentemente da humanidade.

O objetivo é aumentar em grande escala a restauração de ecossistemas destruídos para combater a crise climática, evitar a perda de um milhão de espécies e aumentar a segurança alimentar, o abastecimento de água e a subsistência.

 Sem os ecossistemas regenerados, não será possível mitigar os efeitos do aquecimento global.

O Brasil lembra o Dia Mundial do Meio Ambiente em meio a inúmeros desafios, como a escalada do desmatamento ilegal em biomas como a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica; o retorno do risco de apagão e a crise no abastecimento de água em grandes metrópoles; além de uma série de problemas urbanos que são recorrentes principalmente no verão, como enchentes, ilhas de calor e problemas de saúde.

Jaguaraçu, vem discutindo e trabalhando anos após anos, para virar a página desta história no município.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Turismo e Cultura  – Luiz Carlos Francisco Batista comentou

  O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Turismo e Cultura  – Luiz Carlos Francisco Batista  conhecido como Luizão, Comentou ao JVN que desde, a criação da APA – intensificou  políticas ambientais consistentes, passando a  ser referência até para municípios de grande porte e com renda significativa, que ainda não  deram o pontapé inicial.A  instalação da Usina de Triagem e Compostagem, implantada no município na década passada, está em operação com números significativos.

O município já recebe o Icms Ecológico conjugado com o Icms de Saneamento Básico, reforçando em tese estas políticas. Em duas oportunidades experimentou implantar a coleta seletiva no município, e expandiu a coleta dos resíduos sólidos urbanos na sede, nos distritos e em grande parte da Zona Rural.Concluiu o secretario.

Está em operação há quase uma década, a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto da Sede do Município. Pela posição geográfica do município em relação à Região Metropolitana do Vale do Aço, anualmente é desafiado com as queimadas que provém dos municípios circunvizinhos, e realiza anualmente os aceiros no entorno da APA.

Portanto, “Jaguaraçu vai de encontro ao futuro com responsabilidade ambiental”.

 

About the author

Jornalista Dom Lele Botelho

Leave a Comment