Saúde

Covid-19: Novos recordes de mortes e casos confirmam momento crítico em Minas

Written by adminab
Aumentos nas médias móveis foram de 34% e 32%, respectivamente, em duas semanas

Em meio ao risco de colapso na rede assistencial, Minas Gerais registra nesta quarta-feira (17) novos recordes tanto na média de mortes provocadas pelo coronavírus quanto no ritmo de casos confirmados da doença, de acordo com o Termômetro da Covid do portal O TEMPO.

Segundo o monitoramento realizado a partir dos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a média chegou a 172 óbitos diários ao longo dos últimos sete dias. Isso representa um total de 1.205 vítimas apenas neste período e um aumento de 34% no ritmo de confirmações em relação a duas semanas atrás.

Já a média de casos foi de 7.560 novos diagnósticos positivos por dia durante a última semana, somando 52.921 pacientes ao total de infectados neste mesmo intervalo. O crescimento da curva é de 32% em duas semanas.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Os indicadores confirmam o momento crítico no combate à pandemia em Minas Gerais. A fila de pacientes à espera de um leito tem variado em torno de 200 pessoas nos últimos dias, segundo a SES-MG. A sobrecarga na rede assistencial já levou o governo estadual a solicitar apoio do Ministério da Saúde para evitar o desabastecimento de oxigênio nos hospitais.

Ainda conforme a secretaria, a taxa de ocupação atual em Minas Gerais é de 86% nas UTIs habilitadas para atendimento a casos de Covid-19. As vagas estão esgotadas nas regiões Leste do Sul (Ponte Nova) e Noroeste (Patos de Minas) e a lotação passa dos 90% nas regiões Central e Vale do Aço.

Para tentar conter a transmissão do vírus e evitar o colapso, o governo estadual determinou a entrada de todos os municípios na onda roxa, a mais restritiva do programa Minas Consciente.

About the author

adminab

Leave a Comment