Cidade Saúde

Governador Zema Decreta Zona Roxa Impositiva em toda a Minas Gerais

Written by adminab
_MG_2969.jpg

Governador de Minas Romeu Zema (Novo) reuniu em live com os Presidente dos Consórcios ligado á saúde em Minas Gerais.

Todos os municípios de Minas Gerais irão entrar na Onda Roxa na próxima quarta-feira (17). O governador Romeu Zema (Novo) tomou a medida após reunião com os prefeitos das microrregionais do Estado e com os consórcios de saúde na noite desta segunda-feira (15).

Segundo fontes ouvidas pela reportagem do Jornal Vale Net, a decisão teve apoio da maioria dos prefeitos e será obrigatória até mesmo para aquelas cidades que não fazem parte do Programa Minas Consciente. A medida deve ser anunciada na manhã desta terça-feira (16) em coletiva de imprensa do governador com o novo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. A restrição irá valer por 15 dias. 

“É uma medida dura, mas extremamente necessária neste momento para evitar um cenário pior do que já estamos vivendo. Faço um apelo a todos os mineiros: precisamos manter as medidas de proteção e distanciamento social. Não vamos deixar que o cansaço nos vença. Por favor, respeite e colabore para que possamos vencer essa guerra”, afirmou Romeu Zema, em vídeo divulgado nas redes sociais após a reunião.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é marcio-1024x768.jpg
Prefeito Marcio Lima de Jaguaraçu e Presidente do Consaúde participou nesta segunda feira dia (15) de uma live com Governador Romeu Zema.

Para o Presidente do Consaúde Prefeito de Jaguaraçu Marcio Lima, o momento é crítico, é necessário que todos se unem em apoiar a decisão do Estado. Não queríamos que a onda roxa fosse a solução para enfrentarmos o Covid-19, pois, sabemos que os municípios menores serão os mais prejudicados.

Prefeito de Jaguaraçu Marcio Lima (PSDB)

A decisão do Governador Romeu Zema em decretar apartir de Quarta Feira dia (17) a Zona Roxa no período de 15 dias, desafogará o sistema de Saúde que se encontra em colapso. Afirma o Presidente do Consaúde Prefeito de Jaguaraçu Marcio Lima.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Zema reforçou ainda que a situação atual do Estado é a mais grave desde o início da pandemia, em que os hospitais estão no limite de leitos disponíveis. “As filas nos hospitais só têm aumentado. Sabemos que a solução definitiva para esse cenário é a vacinação. Ela está mais rápida, mas ainda é insuficiente para garantir a queda na busca por atendimento médico.

Apoio AMM

Por isso, não nos resta opção a não ser adotar medidas mais restritivas. É uma questão humanitária, para não assistirmos cenas de horror”, disse Zema aos prefeitos. Para o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda (MDB), as restrições só surtiram efeito se também tiver vacina. “Resistência sempre vai ter, porque é uma decisão difícil para o prefeito que sofre pressão de todos os lados. Mas essa foi uma medida tomada por técnicos, não é achismo. Estamos vendo a saturação do Estado e chegou em um momento que não dá mais”, afirmou.

Segundo Lacerda, o governo do Estado irá fiscalizar o cumprimento das medidas junto com as prefeituras. “As forças de segurança vão estar empenhadas, antes era uma obrigação somente das prefeituras, mas a população precisa se consicentizar. Essa medida não vai adiantar. O que vai acabar com o problema é a vacina. A Onda Roxa é para desacelerar por um tempo a doença”, pontuou o presidente da AMM. 

Julvan Lacerda (MDB) presidente AMM

Também presente na reunião desta segunda-feira, o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Rodrigues, se comprometeu em intensificar as fiscalizações.

“Vamos reforçar os nossos turnos, principalmente nos horários de 15h às 23h e 23h até as 6h, para evitar a circulação. Onde não há guardas municipais, a própria Polícia Militar está sendo orientada para dar esse apoio aos municípios. Principalmente em relação a aglomerações em sítios, pessoas fazendo churrasco”, explicou.

Neste fim de semana, Minas Gerais incluiu mais 88 cidades na Onda Roxa do programa. Os municípios pertencem à macrorregião Centro-Sul e às microrregiões de Juiz de Fora, Lima Duarte, São João Nepomuceno, Bicas e Santos Dumont. Atualmente, cerca de 300 cidades estão na fase mais restritiva do Minas Consciente, que prevê toque de recolher após às 20h e o fechamento de todo o comércio não essencial, além da proibição da realização de eventos e até de reuniões familiares. 

About the author

adminab

Leave a Comment