Negócios

DEPUTADO CELINHO PROPÕE DEBATE AMPLO SOBRE RETORNO DA OPERAÇÃO DO AEROPORTO REGIONAL DO VALE DO AÇO

Written by adminab
Aeroporto poderá reabrir após reforma emergencial da pista ...

O deputado Celinho Sintrocel encaminhou nesta semana ao Secretário de Estado de Infraestrutura, Marco Aurélio Barcelos um ofício no qual revela a preocupação do seu mandato com a situação do aeroporto regional do Vale do Aço, cuja atividade deverá ficar suspensa até o final deste ano.

Em seu ofício, o deputado expõe que a partir do agravamento da crise econômica, aprofundada pela crise sanitária, provocada pela Pandemia do Coronavírus, a operação do Aeroporto foi cancelada no dia 25 de março, deixando todo o leste de Minas sem ligação aeroviária com o País. Celinho acrescenta que a companhia aérea Azul, responsável pela operação do aeroporto, informou que a reabertura se daria no dia 30 de abril próximo, mas ele salienta que foi anunciada, recentemente, a prorrogação do fechamento do Aeroporto até o mês de dezembro. O deputado enfatiza que, caso tal medida seja efetivada, os prejuízos para o setor econômico na região serão imensos.

Celinho informa ainda ao Secretário que em atividade promovida pelo BTG Pactual, o secretário Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann, anunciou que este período de paralisação seria aproveitado para que o Aeroporto recebesse as necessárias obras de manutenção, recuperação de pista, sua reconstrução definitiva entre outras obras. O processo de liberação dos recursos necessários para as obras está em fase conclusiva no Ministério da Infraestrutura e, concluída esta fase, será possível abrir o processo licitação e dar início às obras.

Desta forma, o deputado solicitou ao Secretário de Infraestrutura de Minas que reveja a posição de fechamento total, que inclui voos particulares e até mesmo de emergências de saúde no Aeroporto Regional do Vale do Aço até dezembro de 2020.

Segundo Celinho, a prorrogação do fechamento do Aeroporto atingirá a retomada das atividades das empresas âncoras regionais, Aperam, ArcelorMittal Monlevade, Cenibra e Usiminas – o que comprometerá toda a cadeia produtiva e toda a economia regional. E agravará ainda mais a situação econômico-social da Região, provocando prejuízos para todo o Estado e, de certo, estorvando, ainda mais, a recuperação da economia de Minas Gerais.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

O deputado propôs à Secretaria a constituição de um Grupo de Trabalho que discuta e apresente alternativas técnicas que combinem e garantam a prevenção e o combate à expansão do contágio da Covid-19, a volta da operação do Aeroporto na data anteriormente prevista e a realização das devidas e necessárias obras de manutenção, recuperação da pista e a sua reconstrução definitiva.

Celinho enfatiza que a participação de vários segmentos neste debate será muito importante, como por exemplo, a Fiemg – Regional do Vale do Aço, as empresas âncoras da Região, a Companhia Aérea Azul como também da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade,  da Agência de Desenvolvimento da RMVA, das prefeituras de Santana do Paraíso e de Ipatinga e ainda Agência Nacional de Aviação Civil e Ministério da Infraestrutura. 

About the author

adminab

Leave a Comment