Politica Regional

Deputado Celinho questiona atrasos em voos da Azul no Vale do Aço

Written by adminab

A rotina de atrasos em voos da companhia Azul no aeroporto regional do Vale do Aço,  levou o deputado Celinho a interceder em favor dos usuários do serviço na região, entendendo que o transporte é fundamental para garantir o desenvolvimento regional nos modais rodoviário, ferroviário e aéreo. Desta forma, o mandato tem priorizado ações que focam as obras importantes para os diversos segmentos.

O deputado Celinho, quando da interdição da pista do Aeroporto de Ipatinga, realizou tratativas, reuniões e pressões para que  medidas emergenciais e paliativas fossem adotadas, e que medidas definitivas para o aeroporto também fossem colocadas em discussão nas diversas áreas de Governo.

Com as medidas emergenciais adotadas e o aeroporto liberado, Celinho centrou esforços nas medidas definitivas, cobrando junto ao poder executivo estadual a sua parte nas tratativas com o governo federal para a realização das obras de recuperação da pista e outras áreas do aeroporto, que poderão, finalmente, serem realizadas a partir do final deste ano, com a liberação do recurso de R$ 12,5 milhões do Fundo Nacional da Aviação.

Junto a isso, após a liberação do aeroporto, Celinho tem sido reiteradamente procurado por lideranças políticas, acadêmicas, empresariais sobre os atrasos da operadora Azul no aeroporto localizado em Santana do Paraíso.

Seu mandato realizou estudo sobre a ocorrência destes atrasos e enviou, em forma de cobrança, à direção da Azul. Concomitante aprovou a realização de uma audiência pública para debater o tema.

No oficio à Azul, o deputado Celinho apontou que, somente em agosto de 2019, segundo dados oficiais da ANAC, 215 voos decolaram ou aterrissaram no local e 63 destes (quase 30%) registraram algum atraso. Vinte e seis destes atrasos superaram 30 minutos do previsto, ou seja, mais de 12% dos voos previstos. Dezessete destes atrasaram mais de uma hora.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

ATRASOS SÃO MAIORES NO VALE DO AÇO

Comparando com outros aeroportos regionais de Minas Gerais, como de Montes Claros e Uberlândia, vimos que os atrasos mais demorados desta companhia em Minas, de fato,ocorreram no aeroporto do Vale do Aço.

“Em Montes Claros, as decolagens e aterrisagens atrasaram em 21,8% dos voos, em Uberlândia 15,2% dos voos atrasaram, já em nossa região  esse número é de quase 30% dos voos”, enfatiza Celinho. Ao observar os atrasos de mais de uma hora, mais uma vez, a triste liderança é do aeroporto de Santana do Paraíso, com quase 8% dos voos atrasando, enquanto Montes Claros e Uberlândia totalizaram 5 e 6% respectivamente.

Em respostas as cobranças do deputado, o assessor da Presidência da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras respondeu que após diversas reuniões internas,a empresa decidiu por alteração na utilização dos aviões que vão para o Vale do Aço e que “será notável a alteração da pontualidade dos voos e que trabalhará para solucionar os problemas de Ipatinga, pois, de fato, foi constatado o elevado número de atrasos,  após os estudos entregues pelo mandato”, afirmou.

O assessor da empresa sugeriu ainda uma reunião com os empresários da região e os usuários da Azul no Vale do Aço, para tratar sobre melhorias que a empresa possa fazer. O deputado Celinho prometeu encaminhar à Agenda de Convergência do Vale do Aço a proposta de reunião entre usuários e empresa.

O deputado Celinho informou ainda que continuará a realizar, mensalmenteo levantamento da regularidade e pontualidade da empresa e que nãomedirá esforços para garantir as obras fundamentais ao aeroporto do Vale do Aço, para que possa receber mais voos com segurança.




About the author

adminab

Leave a Comment