Cidade

O governo que fazer da reforma da previdência social um” Boi de piranha”

Written by adminab

editado 30\05\2019 ás 12:23

Doriedison Botelho, Jornalista, Teólogo, graduado em gestão Pública e Ambiental , formando em Ciências Politicas.

A Reforma Tributária não se faz apenas com palanque político, ideias ou com “articulação política”,se faz com a experiência conhecida por outros países em desenvolvimento e corpo técnico comprometido com Brasil. O Ministro Paulo Guedes banqueiro de origem, colocou a reforma da previdência para ser teste da sua saga econômica de enriquecer ainda mais o sistema financeiro. É necessário haver o máximo de prudência, porque uma mudança legislativa dessa envergadura vai afetar milhões de pessoas, além de sujeitar os cofres públicos a riscos de perdas arrecadatórias com o empobrecimento de grande parte da população, mais pobre, menos consumo.

De forma surpreendente, foi apresentada na semana passada mais uma proposta de Reforma Tributária na Câmara dos Deputados. Trata-se da PEC 45/2019, do Deputado Baleia Rossi (PMDB/SP), que conta com a assinatura de 172 deputados federais. Essa proposta tem as digitais do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ) – em notícia do jornal Valor Econômico do dia , 09/04/2019, consta a seguinte informação: “O texto foi protocolado por Baleia na semana passada, após reunião organizada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com os líderes e o economista Bernard Appy”.

O movimento foi tão estranho que nem mesmo foi noticiado pelo site da Câmara dos Deputados, apesar da profunda importância que o tema tem para a Sociedade. Veja que inusitado: uma proposta de reforma do sistema tributário que vigora há mais de 50 anos apresentada assim, em segredo e da noite para o dia – e a pressa foi tanta que o texto do projeto de lei disponível no site da Câmara dos Deputados está até mesmo desformatado e desalinhado, coisa nunca vista em um documento oficial federal que tem esse grau importância.Tudo isso nos obriga a tentar entender o porquê de um ato tão maluco como esse, que chega a inspirar pouca seriedade da parte dos deputados envolvidos.

c="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

No Brasil o Brasileiro pagar 2\5 de cargas tributárias, a história conta que Tiradentes rebelou contra a coroa portuguesa por não pagar 1\5 de carga tributária (impostos). No Brasil além de investir míseros 0\4 % do PIB em infraestrutura, o governo desperdiça rios de dinheiros públicos em obras inacabadas, conforme o relatório do Tribunal de Contas da União 1\3 das obras estão paradas , consumindo mais de 10 bilhões de reais sem nenhuma serventia para população.

Alem de tudo não temos segurança, saúde e educação, o Brasil sempre ocupa as fileiras quando se trata de índice de desenvolvimento humano, o governo deve diminuir os investimentos de dinheiro públicos. Mesmo com esta situação o governo insiste na aprovação da reforma da previdência, mesmo sabendo que haverá uma redução no poder de compra do trabalhador, o presidente Jair Bolsonaro , que fazer da reforma da previdência um teste para o crescimento econômico do Brasil.

A Política liberal do governo Bolsonaro precisa urgentemente estancar os recursos públicos desviados para os programas de iniciativa públicas e privadas, simplificar as cargas de impostos e criar politicas de investimentos para quem gerem empregos e rendas no país.

Agenda positiva do Governo Bolsonaro aponta para o caminho certo, na minha opinião deveria inverter as pautas, a reforma tributaria vindo primeiro e depois a reforma da previdência. A proposta da previdência de Paulo Guedes é nociva ao trabalhador e aos mas pobres deste país, o governo que fazer da previdência um” Boi de piranha” podendo ou não resolver o problema da crise financeira do país.

About the author

adminab

Leave a Comment