
A Prefeitura de Joanésia, através da Secretaria de Educação Municipal em parceria com AMARTDAH – ( Associação de Amparo e Relacionamento ao TDAH) de Ipatinga, realizou na tarde desta sexta feira, dia 11/11, na Escola Municipal Professora Petrina Ricardo no centro de Joanésia palestra interativa sobre o “ tema ”, Compreender para Acolher.
O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, e teve como proposta fornecer aos profissionais da rede municipal de ensino e extensivo aos pais, suporte técnico pedagógico e colaborar de forma eficiente para que os alunos possam ser inseridos na educação formal da melhor forma possível, desenvolvendo corretamente suas habilidades.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o transtorno mais comum e frequente entre os alunos, sendo necessário desenvolver competências em sala de aula, fazendo com que os professores estejam capacitados ao se deparar com casos do tipo.

A Palestrante do evento a Professora graduada em Pedagogia, Mayrenna Lelles Ludgero comentou que, uma das maiores dificuldades enfrentadas por pessoas com transtorno é o preconceito. “Muitas das vezes as pessoas não entendem, acham que são crianças indisciplinadas, com ‘birra’, mas na verdade elas só precisam de um olhar diferenciado”, comentou .
Outro aspecto que dificulta o tratamento é a falta de informação dos pais, que na maioria das vezes, não têm conhecimento de onde procurar apoio clínico ou pedagógico, dessa forma, a rede municipal atua para intermediar a informação, sendo uma ponte para auxiliar os pais no que for preciso.finalizou
O vereador de Ipatinga e atualmente presidente da comissão de Educação professor Ney, presente ao evento falou da importância da regulamentação da lei e explicou “ que pessoa com TDAH, muitas vezes, é bastante discriminada, por a sociedade não entender o seu comportamento, e as vezes, incomoda nos espaços onde ela se encontra. Por vezes, ela é acometida pelo transtorno, mas não sabe. Apenas os especialistas, os neuropediatras, os psicólogos e até os professores detectam a questão”, explicou.

A Secretaria de Educação Municipal de Joanésia Gilcilene Pereira da Silveira, agradeceu AMARTDH pela palestra (capacitação) e pelo profissionalismo da palestrante Mayrenna , que apesar da falta de energia da Cemig na cidade, a professora Mayrenna conduziu brilhantemente a palestra para o público presente. Finalizou, ” em breve iremos realizar uma palestra com os pais”.
