Evento aconteceu na noite desta quarta-feira (13), no Centro Cultural Usiminas, e contou com palestras e apresentações artísticas
Dando continuidade à Semana do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), uma inicitiva da Secretaria de Educação de Ipatinga, aconteceu na noite desta terça-feira (13), no Centro Cultural Usiminas, o Seminário de Educação Inclusiva. O evento encerra as ações da semana, iniciadas com o concorrido evento TDAH no Parque, no Parque Ipanema.
O evento, pioneiro na cidade, contou com palestras da presidente da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), Iane Kestelman, e Luciana Brites, fundadora do Instituto NeuroSaber, além de uma apresentação artística dos alunos do Centro de Atendimento Multidisciplinar Hebert de Sousa (Cenam).
“Nos sentimos honrados de realizar um evento como este, pioneiro em nossa região e com duas profissionais renomadas e especialistas no assunto. O dia 13 de julho é uma data simbólica, pois é o Dia Mundial do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, e nada melhor que sermos brindados com mais conhecimento sobre o assunto. Afinal, é um transtorno que atinge mais de 2 milhões de pessoas só no Brasil”, destacou a secretária de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar.
Inclusão
A Semana do TDAH foi instituída em Ipatinga com a sanção da Lei n° 4.201/21, pelo governo atual, que também oficializou o 13 de julho no calendário anual como Dia Municipal do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, para que aqueles que receberam o diagnóstico passassem a ser vistos com outros olhos.
Para a presidente da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), Iane Kestelman, Ipatinga sai na frente neste quesito: “O que o município está fazendo deveria ser um piloto para todo o Brasil, uma vez que só avançamos sobre o TDAH quando trazemos o assunto à tona. Temos que disseminar o tema na comunidade, propagá-lo nas escolas, enfim, em todos os segmentos, para que haja mais respeito, sensibilidade e compreensão”, disse.
A fundadora da NeuroSaber, Luciana Brites, também salientou a importância de se conversar sobre o assunto: “O TDAH é um dos transtornos que mais impactam as crianças e adolescentes, e difundirmos mais informações acerca desta realidade contribui também para minimizar o preconceito”, observou.
VEREADOR NEY PROFESSOR AUTOR DO PROJETO DE LEI FALA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO TDAH ENTRE OS PROFESSORES